sábado, 30 de janeiro de 2016

Chuvas de janeiro mudam paisagens no interior do Ceará, Céu ficou 'bonito pra chover' no Ceará durante vários dias de janeiro

Três açudes de pequeno porte sangraram com as chuvas do mês


 As chuvas de janeiro no Ceará não foram suficientes para encher os grandes reservatórios, mas já mudou a paisagem do sertão. Três açudes de pequeno porte sangraram no Ceará em 2016; os agricultores anteciparam a plantação no campo, e cachoeiras voltaram a atrair turistas em Ipu e Missão Velha.


O G1 mostra algumas das paisagens do sertão cearense em janeiro deste ano, após acumulado de 197 milímetros de precipitações no estado, o maior volume para o mês nos últimas cinco anos, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Verde no sertão


A imagem enviado Gooldemberg Saraiva deixa claro os efeitos da chuva no Sertão Cearense. As fotos mostram a cidade de Quixadá em dezembro de 2015 e o mesmo local em janeiro deste ano.


'Bonito pra chover'


A expressão típica do interior cearense "bonito pra chover" é usada para o céu nublado. Durante janeiro deste ano, o céu ficou assim em várias cidades na maior parte do mês.

Açudes sangrando


Três açudes de pequeno porte - nas cidades de Tauá, Quiterianópolis e Saboeiro - sangraram em janeiro deste ano. Os grandes reservatórios de água, no entanto, ainda não acumularam volumes rele, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Verde no campo



Na região Cariri, que recebeu um dos maiores volumes de chuva no Ceará neste ano, o agricultor antecipou o plantio, normalmente realizado em fevereiro. O Governo do Estado recomenda que os agricultores aguardem o recebimento das sementes do programa Hora de Plantar para iniciar as plantações.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário